Algoritmos no digital: a era da ilusão

Nos dias que correm, não há nenhum passo que damos no digital sem ter o algoritmo a “guiar-nos”, e este guiar muitas vezes significa iludir-nos. Achar que temos controlo sobre o que vemos e publicamos no digital é uma ilusão.

O único momento em que temos controlo das publicações, respostas, comentários, partilhas é quando definimos um novo tipo de acção que o algoritmo desconhece (por 2 segundos), porque nos próximos 5 segundos ele toma controlo e inicia a sua manipulação. Essa manipulação não é necessariamente negativa, no entanto é importante notar que não vai funcionar a 100% como esperamos.

Como profissionais, é importante percebermos que vivemos numa era de bolhas ideológicas, e a há uma tendência de os algoritmos empurrarem os conteúdos e marcas para estes espaços, logo somos obrigados a não focar apenas no conteúdo, boost, hashtags e reacções superficiais, mas sim, nas mutações do algoritmo dentro destas bolhas.

Um exemplo de bolha, é o Black Friday que vai decorrer amanhã, é normal que o algoritmo do Facebook já esteja preparado para reduzir o alcance de todo o post sobre descontos e dê atenção a serviços comuns, aumentando assim a necessidade de pagar-se Ads e retornando poucas histórias no feed.

O algoritmo, é como se fosse uma lei que muda em função do caso que pretende analisar. Bem vindo a era da ilusão.